Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

São Paulo

São Paulo, SP, Brasil

Um breve guia para Arquitetos e Designers


Em nossa visita mais recente a cidade fizemos um roteiro especial de arquitetura e decoração.. São Paulo oferece uma opção enorme de lojas, galerias e museus pra quem busca novidades no mercado ou apenas precisa se inspirar para criar novos projetos.
Aqui vão algumas dicas pra vocês:


Classicos da Avenida Paulista:

MASP

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Seu projeto arquitetônico e expográfico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), que inclusive ganhou uma exposição de seu trabalho por lá nesse mês: 'Lina Bo Bardi: Habitat' e vai até o dia 27 de Agosto.


Com um acervo de arte europeia mais importante do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Vale mencionar que também está acontecendo uma exposição especial com obras de Tarsila do Amaral: 'Tarsila popular'. A mais ampla exposição já dedicada à artista, reunindo 92 obras a partir de novas perspectivas, leituras e contextualizações. Incluindo o 'Abaporu', que nós vimos em NY no MoMA, lembram?
A exposição vai até dia 28 de julho e vale à pena!


Conjunto Nacional

Com projeto de David Libeskind a construção do Conjunto Nacional foi iniciada em 1955 e trouxe para a cidade uma grande novidade à época: uma maravilhosa cúpula geodésica de alumínio, que foi construída pelo engenheiro Hans Eger.


O Conjunto Nacional é um edifício residencial e centro comercial localizado no coração de São Paulo. O complexo caracteriza-se pela mistura de diferentes usos em uma mesma estrutura urbana, apresentando também restaurantes (entre eles o Grill Hall, o Tenda Paulista, o Súbito e o Restaurante Viena) e a maior livraria da América Latina em área construída, a Cultura. 


São quase 60 anos de história que guardam vários fatos interessantes que aconteceram por lá, como a ilustre presença do ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck na inauguração do edifício.


Uma arquitetura que impressiona e inspira, tem que ir visitar!


Alameda Gabriel Monteiro da Silva

Maior pólo de decoração de São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva você encontra desde galerias de arte à grandes showrooms de marcas de revestimentos. Se quiser ver tudo, guarde uns 2 dias na sua agenda para isso! Aqui a gente fez uma seleção básica:

Quartos Etc.

Desde 1985 no mercado, a Quartos Etc. passou a ser referência quando se fala em decoração de luxo.  


E já são 20 anos de Mostra Quartos Etc. - um showroom projetado por grandes nomes da arquitetura e do design - com quartos lindos e decoração incrível para todos os gostos. 


Projeto do arquiteto Maurício Karam


Destaque para o papel de parede super criativo e quadro com o Joker de Heath Ledger 🖤
Projeto do arquiteto Leonardo Junqueira


Detalhes que amamos! Projeto Andrezza Alencar


Urban Arts

Com um acervo de mais de 70 mil artes autorais com tiragem limitada, em diversos formatos e acabamentos a Urban Arts lidera o mercado de Wall Art por aqui! Só conhecia a loja virtual, então essa foi a oportunidade perfeita de visitar a flagship deles na Alameda Gabriel.


Urban Arts Flagship possui 350 metros quadrados totalmente dedicados à arte. Um espaço descolado, pensado especialmente para receber com conforto quem deseja trazer mais cor para as paredes de sua casa ou ambiente de trabalho, com atendimento especial para projetos de arquitetos e especificadores.


Cara de quem ficou apaixonada por essas telas.. 😍
Look Zara
Relógio by Daniel Wellington, pode usar o meu cupom DWBBTHERIZ0623 e ganhar 15% de desconto nas compras da marca aqui



O Shopping D&D é o mais completo shopping de decoração do Brasil: são 90 lojas conceituadas e diversificadas, distribuídas por 24 mil m² de área total com completa infraestrutura, você acredita?
É decoração que não acaba mais!
Lá você encontra um mix completo aonde em uma mesma visita, é possível encontrar peças exclusivas, assinadas por grandes designers, até objetos e utensílios para casa e itens para construção e reforma.



Começou a Mostra 2019 da Artefacto e claro que a gente não podia deixar de ir conferir.. A nova edição da tradicional mostra reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar. O tema desse ano é: '5 senses' e tem uma proposta mais cosmopolita do que nunca.. Ficou curioso? Só indo até lá para ver!


* Bônus pra você: precisa de hospedagem perto de tudo isso? O Hotel Clarion Faria Lima é a melhor opção e leitor do blog tem 15% na tarifa.. então, já marcou as datas? São Paulo te espera!


(photos by: Iza Tezza)


Curtiu? Compartilha ai e assina nossa newsletter para mais dicas de viagem e decor.
Um ótimo final de semana pra todos!
xx