Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Arch Movies

Assistir um filme no Domingo à tarde, depois do almoço em família, que tal?

Esse post também estava nos meus rascunhos já há bastante tempo e como parte do meu desafio, resolvi publicá-lo finalmente! Meu TOP 5: Filmes + Arquitetura

Existem muitas listas na internet sobre o assunto, algumas bem extensas - com mais de 40 filmes - outras mais curtas... A maioria delas cita filmes mais técnicos, tipo documentários sobre a vida de arquitetos, seus projetos etc, voltados especificamente para profissionais da área. Mas e quem não entende tando do assunto e apenas curte arquitetura? Que filmes assistir?

Pensando nisso, criei minha própria lista. Não são filmes técnicos, mas o assunto 'arquitetura' aparece com freqüência - seja através da profissão de algum personagem ou apenas do cenário escolhido: um monumento, um edifício ou uma cidade ícones.

5 - '500 days of Summer' (2009), by Marc Webb

O personagem de Joseph Gordon-Levitt é arquiteto e é apaixonado pela arquitetura de sua cidade: Los Angeles. Além de falar e criar vários croquis de arquitetura durante o filme ele nos leva para conhecer alguns de seus lugares preferidos - com uma bela vista!



4 - 'Wall Street' (1987), by Oliver Stone

Poder, cobiça e uma bela cobertura em Manhattan! O que mais você deseja? Ah! Daryl Hannah de decoradora e seu apê sendo fotografado para a revista 'House & Garden'.. ok! Assiste aí ;)


3 - 'The Lake House' (2006), by Alejandro Agresti

Uma família de arquitetos em Chicago e uma história de amor que ultrapassa os limites do tempo e espaço. Tudo gira em torno de uma casa de vidro e ferro - um clássico da arquitetura moderna - à beira do lago. 
Curiosidade: a casa foi construída especialmente para o filme e teve que ser demolida logo após as filmagens terminarem por causa da legislação e código de obras da cidade.



2 - 'Indecent Proposal' (1993), by Adrian Lyne

Está tão difícil sobreviver de arquitetura que tem gente vendendo a mulher por 1 milhão de dólares!  Afinal, que outra forma de conseguir dinheiro para construir a casa dos sonhos? Risos... Woody Harrelson e Demi Moore não acharam nada engraçado!



1 - 'Inception' (2010), by Christopher Nolan

Mais uma vez, Leo está presente! Aliás, seu personagem é um arquiteto! 
Já citei o filme aqui antes e é o meu número 1 da lista. Que arquiteto não sonha com Paris? E imagina, além de sonhar, você conseguir interferir nas construções e urbanismo da cidade?


Bonnus: Arquitetura pós-apocalíptica. Em cartaz nos cinemas, o terceiro filme da série 'Divergente', 'Convergente' continua explorando cenários maravilhosos inspirados na arquitetura e urbanismo de Chicago. Por isso, não podia deixar de mencionar aqui... 


O lago Michigan (que secou), os arranha-céus assinados por arquitetos famosos (deteriorados pelo tempo), o metrô/ trem elevados que seguem atravessando toda a cidade sem parar e até o aeroporto internacional - são alguns dos protagonistas do design gráfico que fazem valer à pena a ida ao cinema para conferir essa história de ficção-científica, com muita ação, efeitos especiais e um pouquinho de romance também.  


*pics from We Heart it