Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Theriz Interviews: Fabiana Bergamini

Juiz de Fora, MG, Brasil

Hoje vou compartilhar com vocês uma entrevista super especial e que tem tudo à ver com o momento Covid que estamos vivendo. Quando pedi à Fabiana para responder à algumas perguntas para o blog lá em meados de janeiro (!!) nem poderia imaginar o que estava por vir... (Detalhe: aquele dia foi a última vez que fiz as sobrancelhas em 2020 gente!!) 

Calma, deixe-me explicar. A Fabi (como é conhecida pelos amigos e clientes) é Designer de Sobrancelhas (já há mais de 20 anos) e é a responsável por cuidar das minhas também - há mais de 10 anos!!! Em todo esse tempo que eu a conheço e frequento seu salão (ou salões), a designer e empresária nunca deixou de me atender com bom humor, tratando todo mundo muito bem e com um belo de um sorriso no rosto.

Sempre se atualizando e sem medo de empreender, nos últimos anos também se lançou à carreira de coaching e... bem, deixa que ela mesma conta pra vocês. Espero que gostem!




T: Oi Fabiana, é uma honra ter você aqui no blog! Muito obrigada por nos ceder essa entrevista. Para começarmos, você pode contar um pouco sobre você? Quem é a Fabi, qual sua formação e com o que você trabalha hoje?

F: Meu nome é Fabiana Bergamini, tenho 39 anos, sou casada, mãe de dois filhos e sou empreendedora na área da beleza. Sou formada em diversos cursos da área, atualmente trabalho como Designer de sobrancelhas e trabalho com Micropigmentação não apenas de sobrancelhas, mas também de olhos e boca.

T: Hoje você tem uma carreira sólida e de destaque quando o assunto é sobrancelha aqui em Juiz de Fora. Mas queremos saber do início.. como tudo começou. Quando você começou a trabalhar? Você se lembra do seu primeiro atendimento ou primeira cliente?

F: Comecei a trabalhar na área da beleza muito cedo, por isso não me recordo quando foi meu primeiro atendimento. Mas sobre o início da minha carreira, posso dizer que não foi fácil, envolveu muita luta e esforço para conseguir alcançar o que eu almejava. No início é preciso se dedicar, sempre ser humilde e estar aberto a aprender, só assim é possível crescer profissionalmente.

T: Qual a razão que fez você querer trabalhar por conta própria? O que te levou a abrir um salão só seu? Você sempre teve essa vontade?

F: Sim, sempre tive a vontade de ter um negócio próprio. Meu sonho era ser independente e poder incentivar outras mulheres a realizarem seus objetivos, almejava fazer isso através dos cursos que hoje em dia ministro em meu espaço.



T: Você se lembra de qual foi sua sensação no primeiro dia de trabalho no seu primeiro salão? O que você sentiu.. medo, orgulho, felicidade? 

F: Senti muita felicidade. As coisas no início não são fáceis, mas eu nunca tiver medo de tentar!


T: Agora, não é fácil abrir um negócio no Brasil e mais difícil ainda é manter esse negócio.. qual o segredo? Imagino que você deve ter passado por vários desafios e dificuldades.. lembra de algum que valha a pena compartilhar aqui com a gente? Em algum momento você teve vontade de desistir?

F: O segredo é nunca desistir, acreditar sempre nos seus sonhos e não ter medo de recomeçar! Guardo algo comigo que é muito importante, nunca me vejo fracassando diante de uma situação difícil, sempre me vejo aprendendo. Em alguns momentos da minha vida eu cheguei a fechar alguns espaços, porém nunca desisti e sempre recomeçava em outro lugar ou com outras pessoas.




Detalhes de seu trabalho super minucioso (e impecável)


T: Falando em desafios, não há como deixar de mencionar a situação na qual estamos vivendo atualmente. De repente os salões de beleza tiveram que ser fechados devido à pandemia de Covid-19 e os serviços foram suspensos. Como foi pra voce receber essa noticia?

F: Me pegou de surpresa, acredito que a todos né. No início fiquei bastante preocupada com as consequências que impactariam no meu negócio, mas é o que eu falei antes, todas as situações servem de aprendizado para nós. Temos que continuar perseverando e acreditando que tudo passa e essa situação toda logo vai passar também.


T: Você esperava que a quarentena fosse durar tanto tempo (acho que já estamos no quarto mês, certo?)? Como está encarando essa nova realidade e quais ajustes tiveram que ser feitos (profissional e pessoalmente)? 

F: Não imaginava que duraria tanto tempo. Mas apesar de ser um momento muito difícil para todos, mantenho a esperança de que daqui a pouco as coisas voltarão ao normal e espero que voltemos melhor que do antes. Eu tive que fechar a unidade do centro devido à tudo o que está acontecendo, esse foi o maior ajuste feito nesse momento, mas continuarei com a unidade do bairro São Pedro e estarei vivendo essa nova fase da minha carreira profissional.


T: Definitivamente, o momento é cheio de incertezas que acabam nos deixando preocupados, aflitos, ansiosos.. Algum conselho para quem está passando pela mesma situação que a sua? Principalmente, profissionais de beleza. Muitos acabaram perdendo seus negócios e tiveram que fechar as portas para fugir da falência..

F: Meu conselho é o que já falei anteriormente: Não tenha medo de recomeçar! Nós da área da beleza não temos apenas um emprego, mas uma profissão, não devemos ter medo de começar de novo, em outro lugar, com novas companhias. Não podemos desistir dos nossos objetivos, o momento é difícil sim mas perseverar vale a pena.


T: De profissional de beleza para coaching. Conta pra gente como surgiu essa idea. 

F: A ideia surgiu através do meu sonho de ajudar outras mulheres a alcançarem seus objetivos. O Coaching é um processo que tem como finalidade incentivar o desenvolvimento pessoal ou profissional dos indivíduos através do autoconhecimento, o processo foi enriquecedor para mim, aprendi diversas ferramentas e metodologias que me ajudaram no meu negócio.


T: Falando no futuro, apesar de todas as incertezas, você tem planos? Ainda existe algo que a Fabiana deseja realizar e/ ou conquistar em sua carreira? Você é do tipo que estabelece metas e traça objetivos?

F: Sim, eu tenho planos para o meu futuro profissional. Pretendo estudar ainda mais e fazer especializações no campo da Micropigmentação. Meu objetivo é sempre melhorar o meu trabalho e agregar conhecimento.


T: Para finalizar, queria pedir para você compartilhar com nosso leitores sua frase preferida. Eu já sei qual é, mas gostaria de deixar registrado aqui também porque é o tipo de inspiração que todos nós estamos precisando nesse momento…

F: “Diante de uma dificuldade, não se veja fracassando, se veja aprendendo.”


Olha ela aí toda poderosa em seu Espaço de Beleza no bairro São Pedro (antes da pandemia!)


Para entrar em contato e/ ou conhecer melhor o trabalho da Fabi, só enviar um 
what's para (32) 98813-1913 e passar lá no seu Insta > @bergaminifabiana <

*Todas as fotos usadas foram cedidas pela própria Fabiana