Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Philly Tour (part 3): Arch & Urbe

Filadélfia, PA, Estados Unidos

Terceira e última parte de nosso diário de viagem à Philadelphia, ou Philly (para os mais íntimos). Depois de uma imersão ao universo de um dos cidadãos fictícios mais ilustres da cidade, Rocky Balboa, vamos mostrar pra vocês um pouco da história e dos marcos arquitetônicos e urbanísticos desse lugar que cativou o nosso coração.
Philly 1

No Center City, a praça John F. Kennedy ou 'LOVE Park' - conhecida assim por causa da escultura LOVE de Robert Indiana, que foi instalada no local em 1976. Graças ao traçado urbano perfeito é possível ver o Museu de Artes (e Rocky steps) lá no final da avenida Benjamin Franklin. 

Philly 2

Aqui, olhando no sentido contrário.. a Avenida Benjamin Franklin e a vista para o imponente edifício histórico, sede da prefeitura da Philadelphia.


Philly 3

Detalhe da fachada principal da Cathedral Basilica of Saints Peter & Paul, erguida em 1864. E um pouco da vista e skyline de Philly. 

Philly 4

Falando em skyline, a mistura de estilos antigo e novo é marcante e ao mesmo tempo harmônica - para quem é apaixonada por Londres (eu mesma), esse pode ter sido um dos motivos pelo encantamento pela Philadelphia.
Destaque no fundo para o segundo edificio mais alto da cidade: Comcast Center ou Comcast Tower. Projetada por Robert A.M. Stern Architects, a torre tem certificado LEED e além de escritórios, também é sede de instalações de arte, restaurantes e do hotel Four Seasons.

Philly 5

Detalhes arquitetônicos do centro histórico. 
Pés no chão e cabeça nas nuvens.. sempre olhando pra cima e tirando fotos, claro!

Philly 5

City Hall,  LOVE Park e muita gentileza urbana..

Philly 6

A praça foi projetada pelo urbanista Edmund Bacon e foi construída sobre um estacionamento subterrânea em 1965. Com áreas verdes, trilhas para caminhada, mesas, bancos e áreas pavimentadas abertas, o espaço também oferece aulas fitness gratuitas, celebrações culturais, festivais de música e a 'Christmas Village', onde dezenas de vendedores vendem presentes, artesanato de Natal e lanches em um mercado ao ar livre anualmente.

Philly 7

Vocês sabiam que o 'City Hall' é o maior edifício municipal dos Estados Unidos, com mais de 14,5 acres de área útil? A construção (que durou de 1871 a 1901) é realmente impressionante! Com projeto de John McArthur Jr. e Thomas Ustick Walter, ela abriga três ramos de governo: o poder executivo da cidade, sua assembleia legislativa (a Câmara Municipal da Philadelphia) e uma parte do poder judiciário.

Philly 8

Após a conclusão de sua torre em 1894, tornou-se o mais alto edifício habitável do mundo e permaneceu como o edifício mais alto da cidade até 1987. É possível fazer uma visita guiada e subir ao topo do edifício histórico por elevador para apreciar a vista panorâmica espetacular da cidade à 100 metros acima do solo.

Philly 9

Ao lado do City Hall, está o Masonic Temple, Library and Museum que foi construído em 1873 e que abriga, sob seu estilo medieval e sua arquitetura gótica esplendorosa, milhares de textos e artefatos relacionados à história e à fundação da nação dos Estados Unidos da América.

Philly 10

Outro marco da história e arquitetura de estilo gótico de Philly: a Arch Street United Methodist Church, fundada em 1862. 


Philly 11

Para conhecer à pé, um pouco sobre a história do plano urbano de revitalização da cidade.

Philly 12

Washington Square: quem vê essa praça linda, arborizada e bem cuidada pela primeira vez nem imagina que no século 18, o local servia de cemitério para os cidadãos mais desfavorecidos da cidade, para soldados americanos e britânicos durante a ocupação britânica (1777-78) e para vítimas de febre amarela. Também era onde afro-americanos escravizados e livres socializavam, e mais tarde, o terreno foi revitalizado e transformado em um parque público. Em 1825, a praça foi renomeada em homenagem a George Washington.

Philly 13

Marco da Revolução Americana: Independence Hall, onde a Declaração da Independência dos EUA e a Constituição foram assinadas. Independence Visitor Center no caminho e à frente, o National Constitution Center, um museu super moderno e cheio de exibições interativas criado pelo Congresso  com o objetivo nobre de disseminar informações sobre a Constituição dos Estados Unidos de maneira não-partidária, a fim de aumentar a conscientização e a compreensão da Constituição pelo povo americano.  

Philly 14

Pedaços de história e as fachadas em estilo arquitetônico Georgiano.

Philly 15

Atrás desse belo jardim e dessa cortina de vidro que reflete a fachada do Independence Hall, se esconde o símbolo histórico da liberdade americana: Liberty Bell


"Proclaim Liberty Throughout All the Land Unto All the Inhabitants thereof"

Philly 16

O Museu da Revolução Americana, inaugurado em 2017, fica no meio do Independence National Historical Park. Se voce não é tão fa de história assim, vale a pena passar por lá só para poder andar nessa calcada maravilhosa.

Philly 17

Detalhes de urbanismo e paisagismo que a gente ama!

Philly 18

De fora para dentro: o mercado municipal, de 1893, ou Reading Terminal Market com 7.500m2 de área e muitos letreiros coloridos em neon é um dos maiores e mais antigos dos EUA. A must see e must eat também :)

Philly 19

Deslumbre à luz do luar: a Philadelphia Pennsylvania Temple com o exterior todo em granito, é mais "novinha" - de 2016, e teve projeto assinado pelo escritório de arquitetura Perkins+Will.

Philly 20

Penn's Landing à beira do Delaware River. A zona portuária da cidade também foi recentemente revitalizada e hoje abriga várias praças e parques que oferecem diversas atrações para moradores e visitantes durante todo o ano, incluindo cinema ao ar livre e festival de jazz.


Por fim, uma curiosidade: Philly também é conhecida como City of Brotherly Love (Cidade do Amor Fraternal), por conta da etimologia de seu nome: a palavra "Filadélfia" vem do grego Φιλαδέλφεια (pronunciado [pʰilaˈdelpʰeːa], e em grego moderno, [filaˈðɛlfia]), literalmente, "amor fraterno": φίλος (philos) significa "amor", e αδελφός (adelphos), "irmão". Como não amar? 


Já estamos doidos para voltar lá.. e você conhece a cidade ou tem vontade de ir? 
Conta pra gente!
xx