Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

MuBE

São Paulo, SP, Brasil

Da série especial para arquitetos: o que fazer em São Paulo, uma visita ao MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia) não pode faltar!


OOTD & look confortável 
macacão de malha da Zara

Relógio by Daniel Wellington, pode usar o meu cupom DWBBTHERIZ0623 e ganhar 15% de desconto nas compras da marca aqui

(photo by Iza Tezza)



Eu já conhecia o Museu, mas quis voltar por um motivo especial: está acontecendo a exposição “Burle Marx: arte, paisagem e botânica”, com cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas!


Para quem não sabe, Roberto Burle Marx foi autor de dezenas de projetos paisagísticos no mundo todo - incluindo o projeto do jardim do próprio MuBE. 
Além de paisagista, foi cientista amador (realizando expedições e descobrindo especies botânicas), pintor, designer e importante ativista ecológico.


Acima, telas que impressionam e abaixo, 
exemplos de sua criação como designer: tapeçaria e objetos de decoração


Burle Marx se formou em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde entrou em contato com vários representantes da escola modernista de arquitetura, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer com que desenvolveu seus projetos mais notáveis, como Eixo Monumental de Brasília que ate já comentei por aqui.


Importante ressaltar que foi Burle Marx que introduz o uso de plantas nativas para composição dos jardins. Ele queria quebrar a hegemonia dos jardins de caráter europeu e realizar um paisagismo mais voltado à rica biodiversidade do Brasil, utilizando plantas da caatinga e das florestas tropicais. Para ele o jardim não devia se assemelhar à natureza, pois era algo estritamente humano, e por isso invariavelmente manifestava uma intenção, uma interpretação.


Sobre o MuBE: "O Museu foi inaugurado em 1995, porém sua história começou 23 anos antes dessa data. O terreno de 7000 m² em que foi implantando abrigaria um shopping center, mas graças à luta da Sociedade dos Amigos do Jardim Europa (SAJESP) e Sociedade dos Amigos dos Museus (SAM) foi realizado o tombamento da área pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Em 1986 o terreno foi doado à SAM e realizou-se um concurso público para o projeto do novo museu com prazo para criação e apresentação do conceito de apenas 10 dias."

No projeto concebido por Paulo Mendes da Rocha, destaca-se uma grande estrutura protendida em concreto (viga) com 60 metros de vão e apoiada em 2 pilares-paredes criada para organizar os fluxos, marcar a entrada do museu e dar noção de escala para as esculturas instaladas na praça ao lado. O arquiteto a define como uma “pedra no céu”, um monolito com forma simples e pura para não competir com as formas escultóricas e ricas das obras que seriam expostas. A área externa funciona como uma grande praça, local para eventos, shows, peças e tem paisagismo projetado por Burle Marx.



Você sabia?!
Em suas expedições botânicas, Burle Marx descobriu cerca de 35 espécies de plantas!


Aproveita, a exposição foi prorrogada até dia 26 de maio..
O museu fica na rua Alemanha 221 Jardim Europa e entrada é franca :)


Dica da Theriz: aproveita que o MuBE fica do lado do MIS e passa lá também para conferir  exposições maravilhosas, como a do David Bowie que vimos em 2014 🌟

E para ainda mais dicas, cadastra seu email!
xx