Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Traveling (again) in 2020

Tiradentes, MG, 36325-000, Brasil

Diário de uma viagem que aconteceu durante a pandemia de 2020 e algumas dicas pra quem quer e pode viajar por ai!

A quarentena mal terminou por aqui e já estamos de volta à estrada. Claro, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e tomando o maior cuidado possível para evitar a contaminação pelo Covid-19.

Falando assim até parece fácil né? Na verdade é. O mais difícil é o psicológico... depois de quase 7 meses dentro de casa e evitando todo e qualquer contato pessoal, como explicar para o cérebro que já estamos fora de perigo?  


Igreja Matriz de Santo Antônio

Complicado. Mas deu tudo certo. A viagem foi rápida, uma noite apenas. E o destino também foi próximo: a cidade histórica de Tiradentes - MG (em torno de 3 horas de distância daqui).


Tiradentes é uma cidade turística e ficou totalmente fechada durante a quarentena, um baque para a economia local. Agora que os serviços estão voltando a funcionar, já estão recebendo turistas - mas, claro, tomando todas as devidas precauções também. Inclusive, sua temperatura é medida no momento que você chega - na entrada de cidade e ao fazer check-in nos hotéis e pousadas também. 


O passeio vale a pena por sua importância histórica para o país, por sua arquitetura barroca e por seu artesanato. Um ponto de encontro de arquitetos, designers e decoradores! 


A culinária é uma atração turística à parte e deve ser apreciada - com muita calma e sem moderação. O que não falta é prato típico para saborear e bons restaurantes para visitar.


Bichinho e seus lustres de ferro e móveis em madeira de demolição


Vida cultural intensa: por lá, acontecem cerca de 15 festivais durante o ano, com destaque para o de cinema, em janeiro; o de fotografia, em março; o encontro de motociclistas, em junho; o festival gastronômico, em agosto; e o de artes, em setembro. Infelizmente a maioria foi cancelada ou então aconteceu virtualmente. Fica a dica, pra colocar na agenda do ano que vem!


Hospedagem é sinônimo de aconchego em terra de mineiro. 


Se essas ruas falassem... Dá pra se perder andando pelas ruas estreitas de calçamento de pedra do século 18! E é impossível não se apaixonar pelo casario colonial e igrejas barrocas, num cenário de tirar o fôlego - emoldurado pela Serra de São José. De trilha sonora: o som das charretes ecoa e te transporta para um passado bem distante... 


Para fechar o dia, um bom vinho.


E o turismo gastronômico está completo! Com direito à sobremesa premiada no New York Times!


Look de viagem: conforto sempre em primeiro lugar... 
E na mala, somente o essencial: máscara de proteção (descartável) e álcool em gel

GET THE LOOK