Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Sofia & Me

Sófia, Bulgária

Em recente visita ao país, descobri Sofia: a capital e a maior cidade da Bulgária, sendo a décima segunda maior cidade da União Europeia, e uma das cidades mais antigas da Europa, uma verdadeira cidade Balcã, com influências Romanas, Vienenses, Bizantinas e Otomanas... interessou? Então deixa eu compartilhar aqui com vocês meu diário de viagem e uma pequena lista do que fazer por lá:


Uma das principais atrações e cartão postal da cidade, a catedral ortodoxa Alexander Nevsky construída logo após a queda do Império Otomano e foi financiada apenas com dinheiro dos cidadãos de Sofia. Um verdadeiro símbolo de fé e honra. Os domos de ouro chamam a atenção e brilham no skyline da cidade.



Mas são muitas outras igrejas que existem em Sofia e vale a pena visitar todas! Seguem as minhas outras 2 preferidas:


Igreja de Santa Sofia ou Igreja de Hagia Sophia
A mais antiga Igreja Ortodoxa Oriental em Sofia reabriu ao público em 1999, após grandes obras de restauração e renovação. Com planta bizantina típica de três naves, foi a quinta estrutura a ser edificada no local e foi construída durante o reinado do imperador bizantino Justiniano (r. 527–565), em meados do século VI.


Foi a igreja que deu origem ao nome da cidade... e eu gostei dos arcos em tijolos vermelhos que remontam aos séculos VI e VII


A fundação da igreja remonta ao século VI sendo a igreja primitiva construída no local de duas outras igrejas anteriores do século IV. Anteriormente a estas igrejas, neste local se encontrava a necrópole romana da cidade de Serdica, cujos vestígios encontram-se sob a igreja como parte de um novo museu aberto ao público em 2013. 


Curiosidade: Atrás da igreja fica o túmulo do grande escritor búlgaro Ivan Vazov (1850 - 1921).


Igreja San Nicolas
Construída em 1912 pela embaixada russa para representar sua comunidade que morava na capital búlgara, a Igreja tem estilo neo-russo, com destaque para as quatro cúpulas menores e uma mais alta, todas cobertas de ouro que contrastam com o verde do telhado.


O Central Sofia Market Hall, também conhecido como Halite ou Tsentralni Hali, foi inaugurado, em 1944, em estilo neo-renascentista, mas apresentando elementos do neo-bizantino e da arquitetura neo-barroca. La voce vai encontrar uma infinidade de bancas vendendo frutas, verduras, massas e doces caseiros, azeitonas, queijos e o famoso iogurte, alem de lojas de roupas e artesanatos.


#OOTD para conhecer o Parque Borisova Gradina:

faux fur coat by Zara
jeans from Berskha
(dirty) sneakers from H&M

Relógio DW, pode usar meu cupom DWBBTHERIZ0623 para ganhar 15% de desconto nas compras da marca aqui!


O parque urbano é o mais antigo e conhecido de Sofia. Construído no final do século XIX, recebeu o nome do czar búlgaro Boris III e contempla quilômetros de avenidas arborizadas e diversas esculturas como a do Monumento Soviético.


Minha estação preferida e as cores do Outono 🍁


Próximos ao local, também estão o Observatório Universitário, a Escola ao Ar Livre, o Lago Ariana, os campos de futebol de Yunak e Levski, clube de tênis e pista de ciclismo.


Junto à igreja de Sveti Georgi há um pequeno parque dentro do pátio onde foram realizadas escavações arqueológicas e descobriram as ruínas de Serdica, uma cidade romana do século II.




Próximo às ruínas está a Praça Nezavisimost, de onde é possível observar cinco templos religiosos distintos, que pressupõe a tolerância religiosa: entre igrejas ortodoxa, católica, sinagoga e mesquita. De lá, você também observa o prédio onde funcionava o Partido Comunista (ao fundo, na foto acima) que atualmente é ocupado pela Assembleia Nacional.


Must go >> Restaurantes e Cafes na Vitosha Blvd, a maior rua comercial da cidade que virou um calçadão recentemente..


(na foto: cappuccino e bolo de chocolate no Social Cafe Bar & Kitchen restaurant)



Raffy Bar & Gelato


Vinho branco e depois pizza no Pizza "The Shop"


Yes, we have shopping!
Todo mundo queria saber.. tem H&M na Bulgaria?? Tem sim! E com a coleção nova da Moschino!
(E tem Zara também.. rsrs..)


Balada na noite de Sofia..


caipirinhas no PM Club :))


Lembrancinhas para trazer pra casa
As farmácias são tão boas quanto as de Paris, com uma vantagem: o preço dos cosméticos é ainda melhor :)) E ainda, você não pode deixar de comprar os cremes e perfumes produzidos com o famoso óleo de rosas da Bulgária - o “Vale das Rosas” (Kazanlak) do país produz de 70% a 85% do óleo de rosas do mundo!

E a minha aventura na Bulgária continua, ainda tem mais diários para compartilhar e pra quem não viu ainda, esta aqui a nossa visita à região dos Balkans  ⛰

The complete experience is on my stories on Instagram; see you there
Don't forget to subscribe 💌
xx