Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Fashion Hunger

Sim, mais um post sobre a trilogia da literatura que virou fenômeno do cinema mundial. Por quê? Porque ainda está em cartaz nos cinemas; porque Jennifer Lawrence ainda é assunto, comparecendo à premieres do filme "Joy" e participando de programas de entrevistas para divulgar o mesmo filme, além de aparecer no novo trailer do filme "X-men Apocalypse"; e porque figurino de cinema é um dos meus assuntos preferidos (como você pode ver aqui).

O começo:


A personagem que mais se destaca pelo figurino e que levou todos os fashionistas à loucura: Effie Trinket. Claro que preciso falar sobre a evolução de seu estilo, que seguiu de acordo com a evolução da trajetória da própria personagem dentro da história.
Effie surge destoando de todos e tudo do Distrito 12, já nos dando uma ideia da diferença econômica e social que existia entre a Capital e o resto de Panem. Seu jeito de vestir é extravagante, mas quando comparamos aos próximos filmes, ele chega a ser brega - quase caricato (ombros bufantes e desestruturados, saia plissada), com qualidade estética inferior, tanto tecidos, sapatos, acessórios e até maquiagem dão a ideia de que a estilista pode até ter bom gosto, mas ainda não tem condições financeiras de se apresentar da forma que gostaria. 

From dusty District 12 to the opulence of the Capitol:
The evolution of the Revolution

Alexander McQueen Fall/Winter 2012

Na sequência, tudo mudou para Effie. Agora ela é a estilista de 2 vitoriosos dos Jogos! Nós podemos presumir que a personagem ficou famosa em toda a Panem, além de também ter ganhado um prêmio que melhorou sua condição financeira a possibilitando de consumir o melhor da alta costura da Capital. 
A extravagância continua, mas agora as roupas tem design bem mais estruturado. Os tecidos são mais sofisticados, assim como os acessórios, sapatos e claro: maquiagem e cabelo (ou melhor, perucas).

Alexander McQueen Spring/Summer 2011

Alexander McQueen Fall/Winter 2012

Agora Effie veste Alexander McQueen, claro! Qual outra marca poderia representar a alta costura em uma sociedade pós-apocalíptica do futuro?

Alexander McQueen Fall/Winter 2012
(Alexander McQueen would be very proud)

Enfim, existem outros personagens nesse elenco...
Os vitoriosos do Distrito 12 também passaram por um makeover:


Catching Fire’ promotional photos for Variety mag

Katniss e Peeta passaram a se vestir à altura de outros membros da Capital, tudo pelo bem da propaganda e paz de Panem.

Da exuberância à austeridade:


De "Catching Fire" para "Mockingjay" somos transportados diretamente do universo opulento e extravagante da Capital, para a rispidez e frieza das estruturas de concreto que abrigam o Distrito 13 em pleno subterrâneo. O figurino acompanha a mudança - todos vivem sob rígidas ordens e leis, e a vestimenta é a última questão pela qual alguém pode se preocupar (exceto Effie, claro).

Além da estética, a mudança também é física.




 Os acessórios:

Versão Distrito 13 da Effie é assim, velho e cinza, mas sempre com estilo.

E olha o que acabei de descobrir, a bandana é na verdade um mapa secreto do distrito.

Iris Van Herpen Spring 2012 Ankle Boots - usadas com o vestido de borboletas em "Catching Fire"


Quando me deparei com os sapatos criados pela arquiteta Zaha Hadid em uma vitrine em Londres (tive que tirar a foto), pensei: "lindos... mas onde usar?" Agora já sei onde.



'Nothing says “I escaped death and started a revolution” like a good, chunky, neutral accessory.'

The trend:
Sim, eu sei que você também já tentou fazer em casa, por isso o vídeo a seguir:


Fiction + Reality:


Os videos de propaganda dos filmes da série criados pela Lionsgate elevaram a forma de divulgação de um filme ao próximo nível. 
Indo além do que foi contado nos livros e complementando os filmes, blogueiras reais foram chamadas para criar vídeos sobre as tendências de Moda da Capital - misturando realidade e ficção.

"Fashion is forever, and loyalty never goes out of style"… #CapitolCouture

Panem propaganda:

O universo Panem ganha vida através de um site oficial do país, onde são divulgadas histórias 
e o modo de vida de todos os distritos. 

As roupas representam as atividades principais desenvolvidas em cada distrito.


The End: 


"1984" feelings

"Star Wars" feelings

Após um período de reclusão e uma guerra, linhas mais retas e formas mais puras, mas com o mesmo toque de sua personalidade extravagante... Effie volta a desfilar em cores, tecidos mais sofisticados ainda e aquela alfaiataria impecável da alta costura. Agora, além de estilista de vitoriosos, ela é a acompanhante do símbolo de toda a revolução.



Será que não merecia um Oscar de melhor figurino?!
"May the odds be ever in your favor."